Dia da Confissão Luterana

por adm última modificação 01/11/2019 08h38

Dia da Confissão Luterana (Reforma Protestante) é comemorado em 31 de Outubro.

A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante.

Dia da Confissão Luterana, como também é conhecido, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha.

Origem do Dia da Confissão Luterana

Dia da Confissão Luterana é comemorado em 31 de Outubro por ser esta a data em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg, na Alemanha.

A proposta ficou popularmente conhecida como as 95 teses.

Lutero e os seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana.

Temendo a morte por heresia, Martinho se isolou no Castelo de Wartburg durante cerca de um ano. Lá, o agostiniano traduziu os textos bíblicos para o alemão.

Atualmente, a maioria das igrejas protestantes mudam a data da celebração do Dia da Reforma para que caia no último domingo do mês de outubro, com excessão dos sabatistas, que ainda celebram rigorosamente a data em 31 de Outubro.



Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Santa Leopoldina

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.